Analytics:

sexta-feira, junho 29, 2012

Durante o FICA 2012, cidade de Goiás sob ataque aéreo








Vi no FB do JP.












Fernando Simplista




Oscar F e o jogo do bicho 





the number of the beats - 11



Sintoniza Lá, o segundo disco do Bnegão, não nega o DNA de seu irmão mais velho, mas acrescenta quase 10 anos de estrada à receita, o que só apurou a mistura.




E por cima da dança de guitarra-baixo-bateria "Chega pra Somar no Groove" dá um alô pro Tim Maia com o mesmo naipe de metais que enquadra o funk na tradição do suingue brasileiro.












the number of the beats - 9









Sex and the City






Revolução feminista: você está fazendo isso errado.












Amélia é que era mulher de verdade...



quinta-feira, junho 28, 2012

Novo do Dirty Projectors cai na rede



Acabei de descobrir o link.




Talvez esse Swing Lo Magellan  seja o lançamento mais esperado do ano aqui no grnews. "Gun Has No Trigger" - o primeiro single da bolacha, já roleta a web desde abril e dá a pista de um DP menos experimental. Assim que o download aqui acabar eu descubro. Baixaê você também.



Update - Se eu fosse você baixava logo, já que os links estão sendo dinamitados em tempo recorde.











Dirty Projectors + Björk


Dirty Projectors - Gun Has No Trigger




Futuro do Pretérito (IX)






Um dia atrasado, é verdade, mas pruma viagem dessas, tudo bem.






















Libertadores





Depois do empate na Argentina, será que finalmente o Corinthians leva essa?























quarta-feira, junho 27, 2012

Debate elétrico



Ainda não assisti, mas devo ver hoje à noite.





Só sei que um papo reto sobre esse assunto sofre muito com a ideologização, que mascara os fatos com o interesse de cada facção em conflito. Talvez vítima desse processo, simpatizo de longe com a turma do deixa disso, mas não saberia argumentar a sério, nem contra e muito menos a favor. O texto abaixo consta na descrição do vídeo no Youtube:


Documentário independente filmado ao longo de 3 expedições à região do rio Xingu, Altamira e arredores, São Paulo e Brasília. Apresenta imagens e fatos reveladores sobre a maior e mais polêmica obra em andamento no Brasil.  A edição e finalização foram financiados por mais de 3.429 pessoas no site Catarse. Para saber mais sobre a campanha de financiamento coletivo acesse http://catarse.me/pt/projects/459-belo-monte-anuncio-de-uma-guerra












Grizzly Bear - Sleeping Ute 




Casa Bizantina - O Seguinte Dia Fabuloso 





Semana Passada



Tá certo, tem uns dias que não venho aqui bater o ponto. Mas pra compensar o W.O. corro a semana que passou em 5 golpes:

  


O primeiro é um clipe novo pra música velha. Nem tão velha assim, na verdade. "Passione" é a oitava faixa de Setembro, disco que o Junio Barreto lançou ano passado e que ganhou lugar de destaque no balanço anual da editoria (principalmente por causa da faixa título - uma joia). No vídeo, Zé Celso Martinez dá uma de narrador incidental enquanto Mariana Ximenes caça Barreto, Xico Sá força uma barra e uma moçada do Mombojó se esfrega com a figuração. Mas se o clipe é OK, a música é uma das menos elogiáveis do álbum.





O disco de estreia do Bixiga70 foi uma das melhores suspresas de 2011. Agora, mandando uma versão africanizada para "A Morte do Vaqueiro" do Luiz Gonzaga, a big band paulista confirma a letra de que sua ambição artística vai muito além da Nigéria. Respeitei.





O Silva nunca me convenceu completamente, apesar de ver beleza aqui e ali em suas músicas. Essa "A Visita" (do EP do ano passado) me lembra umas coisas do Thiago Petit, e isso não é mérito pra ninguém. O clipe fofinho também não me pegou.





Quando a Birdy pintou por aqui pela primeira vez foi pra cantar uma versão adoçada (mas não menos dolorida) de "Skinny Love", do Bon Iver. Agora, com 16 anos, ela reaparece no Youtube Presents (conhece?) com "1901" do Phoenix, "People Help The People" do Cherry Ghost, "Without a Word" e a própria "Skinny Love", todas presentes em seu disco de estreia.





Já o último movimento desse retrospecto-relâmpago não é musical, mas em tom de piada deixa uma reflexão séria:  Imagina isso na Copa...






















quarta-feira, junho 20, 2012

Oscar F e o jogo do bicho



Já falei algumas vezes do Oscar Fortunato aqui, artista de uma geração clássica do rock goiano, a mesma que revelou Monstro Discos, Goiânia Noise e todo o resto. Mas a nova é que ele acaba de botar na rua sua nova coleção, especial para a Plus Galeria, dedicada à contravenção mais querida do apostador brasileiro. O texto abaixo também é dele. 





UN PICCOLO OMAGGIO AL CAPO Quando o cidadão Drummond - não aquele que foi ser gauche na vida, mas o Barão -, criou o jogo do bicho, nunca imaginaria que de sua criação surgiriam outros barões menos nobres. Jamais concebera nossa fidalga figura que seus bichos e números fariam deputados, senadores, governadores e demais roedores multicoloridos e feios. E aqui, no coração desértico dessa federação, o jogo do bicho sempre fez parte do cotidiano popular. Dinheiro foi ganho e perdido por apostadores que sonharam com a sogra e apostaram na cobra. Tão enraizado em nosso povo, que o número 24 virou sinônimo de homossexual, número esse que representa o veado, animal dos mais graciosos da natureza. Tomaria como cumprimento, melhor veado que leão devorador da carne alheia. O jogo do bicho é contravenção, mas isso nunca impediu ninguém, nem por um dia sequer, de decifrar aquele sonho surreal e fazer sua apostinha. Vai que o bicho dá. E agora as apostas são eletrônicas e você pode confiar, afinal vale o que está escrito. 


















Dinheiro É Sagrado




Modeselektor + Thom Yorke






terça-feira, junho 19, 2012

Fernando Simplista




Acabou de sair o primeiro disco do Fernando Simplista.





A primeira vez que ouvi falar dele foi numa entrevista com o Diego de Moraes, em 2007, que desde então, vez ou outra, dava notícias de seu colega. Agora, como convidado, Diego faz dupla com Fernando Simplista em "Água no Jacá", quarta faixa do álbum.


Pra baixar o disco, clique aqui.























Sigur Rós - Fjögur píanó



Se eu fosse entusiasta da pós-modernidade, amante do nudismo nonsense e admirador das coreografias  cheias de significado da dança contemporânea, estaria agora gastando tudo em elogios para o clipe novo do Sigur Rós.





Mas como não sou...












the number of the beats - 8




the number of the beats - 10





Revista Bizz - Um Documentário



E esse doc sobre a revista Bizz?





Ainda tenho algumas caixas empoeiradas com quase todas as edições clássicas desta que, durante certo período, foi a mais importante publicação sobre música pop no Brasil. Mas a última fase do magazine e boa parte dos herdeiros virtuais da revista me dão uma preguiça...












Death metal Angola




O rock goiano dos anos 80




segunda-feira, junho 18, 2012

Tudo tem dois lados


Baseando a narrativa num esquema simples de comparação direta, Symmetry impressiona pelo jogo de imagens e significados.



O vídeo, destaque do Vimeo Awards 2012, é assinado pelo estúdio Everynone, produzido por Brendan Lynch e a música é do Sufjan Stevens.














Goiânia Noise festival - O Filme




Casa Bizantina - O Seguinte Dia Fabuloso




Lulu Santos no novo da Tulipa Ruiz



Taí um disco que estou curioso pra ouvir.




Vi no Matias, que viu na Kátia Lessa.












Marina Lima por Tulipa Ruiz



Leo Cavalcanti + Tulipa Ruiz 





sábado, junho 16, 2012

terça-feira, junho 12, 2012

Semana Offline



Pelo andar da carruagem, a semana que começou ontem promete muita correria extra-grnews.




De maneira que nos próximos dias diminuo a marcha por aqui e só volto em caso de edição extraordinária. Até a semana que vem.











O Rock goiano, 24 Anos Atrás




O Disco Novo do Casa Bizantina





domingo, junho 10, 2012

Violins por Macaco Bong



Bruno Kayapy, guitarrista do Macaco Bong, anunciou agora no fim da tarde de domingo que vai fazer uma versão para "Festa Universal da Queda", do Violins. O recado foi postado em sua página no FB:




fiquei o dia com essa música na cabeça e surgiu uma idéia pra ela para uma versão, Titio Beto deixou,vou fazer ein?..  


ah se eu pudesse ter agora um backline montado em cada canto que eu fosse. um sonho pra qq músico..mas vai rolar!! =). essas coisas de qndo vc acorda com o som na cabeça é porque é a música querendo te dizer algo. sempre é..rsrs.. engraçado essas coisas.


"Festa Universal da Queda" - Violins













Macaco Bong 360°



Macaco Bong Inédito




sexta-feira, junho 08, 2012

Em Brasília, o Rap Vai à Feira



 


Mais info? Clicaqui.











Mano Brown: "Eu não ligo pelo rap"



MC Mademoiselle - O Rap Travestido




Abbey Road no Microscópio



Passeando o cursor do mouse pela capa do AR abaixo, dá pra encontrar várias curiosidades a respeito da cena e da gravação de um dos discos mais emblemáticos dos anos sessenta.





Mas a brincadeira foi pra ilustrar uma matéria do New Musical Express que noticia o fechamento do Museu dos Beatles em Hamburgo - Alemanha por... falta de interesse do público.











Os Beatles Voltaram









Muse - 2nd Law



Quem também anunciou disco novo foi o Muse, mas só pra setembro.





E o trailer (trailer?) de 2nd Law dá uma instigada boa, ainda que não revele mais do que alguns segundos de música nova.











Malika - One




O Importante É Ser Eu e Não o Outro





Casa Bizantina - O Seguinte Dia Fabuloso



No final de janeiro especulei aqui sobre a capa do quarto disco do Casa Bizantina, que já estava pronto desde o ano passado e aguardava para sair do forno.




O tempo passou e eu até me esqueci do assunto, já que o lançamento do álbum não veio na sequência. Mas passados quatro meses a banda saiu da toca e trouxe, finalmente, o disco para a luz, confirmando a arte da capa que o grnews vazou. E além da capinha, cinco músicas também vieram no pacote e estão disponíveis para download:





Destaque para o country-rock "Estratégia do Mercado" e "A Distância", que parte de uma atmosfera radiohediana para cravar: "a menor distância entre os desejos somos nós. A menor distância entre nós é um sorriso".





A arte da capa (e de todo o encarte) é assinada pelo Luiz Antena e o lançamento oficial da bolacha está marcado para o dia 27 de junho. A lista completa das faixas segue abaixo:


1. Pra me acompanhar
2. A distância
3. O que transforma o amor em ruína
4. Cidade Elétrica
5. Simulador
6. My Dear
7. O seguinte dia fabuloso
8. Despida de amor
9. Amanda
10. Estratégia do mercado
11. Doce rebeldia negra
12. Mundo sem terra




















quarta-feira, junho 06, 2012

Falling Down



Now For the very first time...





... Don't you pay no mind. Set me free again.










Quem Sabe?



What The Fuck? (III)





Grizzly Bear - Sleeping Ute



Porra!






Bem foda essa nova do Grizzly Bear, a primeira do disco novo - prometido pra setembro. A lista com o nome de todas as faixas vai na sequência:



01 “Sleeping Ute”
02 “Speak In Rounds”
03 “Adelma”
04 “Yet Again”
05 “The Hunt”
06 “A Simple Answer”
07 “What’s Wrong”
08 “gun-shy”
 09 “Half Gate”
10 “Sun In Your Eyes”










Sigur Rós - Valtari




Dirty Projectors - Swing Lo Magellan




terça-feira, junho 05, 2012

Macaco Bong 360°



No começo do mês passado noticiei aqui mesmo que o Macaco Bong gravaria seu segundo disco em Goiânia.




A notícia vinha de uma reviravolta nos planos, já que inicialmente a ideia era registrar This is Rolê em Belo Horizonte, onde do trio fixou residência. Mas depois do giro de 180 graus que traria a banda mais uma vez para o Rocklab Studio (onde já havia gravado o disco de estreia, Artista Igual Pedreiro), um novo movimento no eixo das coisas levou o grupo de volta ao ponto de partida, confirmando a gravação do disco novamente para a capital mineira. Quem dá o papo (e anuncia a participação de convidados ilustres) é o guitarrista Bruno Kayapy:


A banda entrou em Estúdio no início de Junho para gravar o This is Rolê.  a produção do disco ficará a cargo da própria banda juntamente de Guilherme Bahia e Luciano Korksic ao qual ja trabalharam com vários artistas da música brasileira e internacional como Toninho Horta, Steve Vai e Pepeu Gomes. 


o Disco esta sendo gravado no Estúdio Acústico, considerado um dos grandes estúdio tendo gravado artistas como Milton Nascimento, Mike Stern, George Benson, Uakti, entre outros, o estúdio também já foi capa da revista Backstage, a maior do ramo do áudio, do mundo, na versão brasileira. 


o disco contará com a colaboração e consultoria mais do que especial do Baterista Márcio Bahia,  considerado um dos maiores do mundo, acompanhando a mais de 25 anos Hermeto Paschoal. o disco esta previsto para ser lançado em setembro desse ano de forma (Independente) e contará com a participação do Pianista Túlio Mourão.




Vi aqui.

























sábado, junho 02, 2012

Túnel do Tempo - X



O rock goiano, 24 anos atrás.





Nessa época eu alternava, na vitrola, o Bad - do Michael Jackson, com o primeirão do Balão Mágico, enquanto brincava com meus Comandos em Ação.



Via Jadson Jr












Túnel do Tempo - IX




Túnel do Tempo - IV





sexta-feira, junho 01, 2012

Goiânia Noise festival - Os Filmes



No fim de 2011 fui chamado pela Fora da Lei (produtora dos chapas Sérgio Valério e Andréa Miklos) pra fazer as entrevistas de um vídeo, encomendado pela Monstro Discos, sobre o Goiânia Noise daquele ano.






O corte final (com as conversas que tive com, por exemplo, Bellrays, Cidadão Instigado, Siba, Delinquent Habits, Kães Vadius, Peixoto e Maxado, Gil Brother, Mechanics, Gerson King Combo, Claustrofobia, etc.) saiu há alguns dias e é exatamente esse da janelinha acima.






Em 2007 eu já tinha feito algo bem parecido, praticamente com a mesma equipe, registrando uma das melhores edições da história do festival, que acontecia pela segunda vez no Centro Cultural Oscar Niemeyer. Na ocasião o bate-papo rendeu foi com Pato Fu, Battles, Sepultura, Jupiter Maçã, Pelvs, Macaco Bong, DT's, Haxixins, MQN e Diego de Moraes, entre tantos outros. E pra fazer par com seu irmão mais novo, tirei o vídeo do fundo do baú e arrastei pra cá também.