.
.
.
ISAAC NEWTON E O CENTRO
CULTURAL MARTIM CERERÊ
Por Márcio Júnior.
.
ISAAC NEWTON E O CENTRO
CULTURAL MARTIM CERERÊ
“Todo corpo tende a conservar seu estado de repouso ou movimento.” Este enunciado, proferido há um bom par de anos pelo gênio inglês Isaac Newton, esclarecia em linhas gerais o princípio físico da inércia. O mais interessante é que tal conceito pode facilmente extrapolar o campo das Ciências Exatas e ser aplicado à realidade da vida.
Exemplo: O 1º Fórum Goiano de Cultura foi o importante pontapé inicial rumo à quebra da inércia existente na falta de diálogo entre a AGEPEL (agência responsável pelas políticas culturais do Estado de Goiás) e o segmento cultural goiano. O constrangedor isolamento entre Governo e Sociedade apresentou ali suas primeiras fissuras e, seguindo a lógica newtoniana, a tendência é o fenômeno se aprofundar. Tomara.
Fomento; Formação, Interiorização e Produção de Eventos; e Democratização de Espaços foram os três eixos de discussão propostos pelo Fórum. Este último, em particular, trouxe à tona uma questão que toca diretamente o atual momento da produção cultural de nossa região: o patinho feio dos espaços públicos, o apêndice indesejável das políticas culturais de Goiás e ainda assim o mais impactante espaço do fazer cultural da capital – e por tabela, do Estado –, o Centro Cultural Martim Cererê.
Desconhecer o papel desempenhado pelo Martim Cererê na cultura e juventude goianas da última década é desconhecer a própria cultura e juventude goianas. Nas polêmicas e ousadas gestões encabeçadas pelo transgressor Carlos Brandão, o Cererê abrigou as mais diversas, inovadoras e representativas manifestações culturais de nossa pitimbada região. Foi ali que os festivais Bananada e Goiânia Noise se solidificaram e colocaram Goiás em posição de liderança no campo da nova música brasileira. Falsa modéstia às favas – afinal de contas sou um dos responsáveis por estes festivais –, o rock (tão goiano e legítimo quanto a Cora Coralina, pode perguntar pro Gramsci) é uma das mais relevantes – senão a mais relevante – produção cultural contemporânea de nossa terra. Só não percebe isso quem está encastelado, longe das ruas e daquilo que acontece espontaneamente nelas, com ou sem grana pública. E que sequer se dá ao trabalho de ler a Folha de São Paulo, Veja, Bravo!, ou qualquer outro veículo tão chique e caro à intelligentsia do pedaço.
Mas para não ficar parecendo que estou advogando em causa própria, busco outros indicadores. Foi ali no Cererê que a música eletrônica ganhou contornos mais democráticos em projetos como o saudoso Eletronicamente, os festivais e grupos de teatro se multiplicaram e a moderna MPB encontrou as artes plásticas e a experimentação em eventos semanais no 5ativa. Foi ali que nasceu o primeiro festival de cinema de Goiás, a saber a hilariante mostra TRASH. É ali que milhares (isso mesmo, milhares!) de adolescentes se reúnem nos eventos de animes, realizados sem um tostão de dinheiro público e completamente ignorados pelos órgãos de imprensa. Quando estava funcionando a pleno vapor (ainda que em condições muito distantes do ideal), o Cererê abrigava cerca de 400 espetáculos por ano. Não precisa ser o Newton pra fazer as contas e imaginar quantas pessoas estavam ali, trabalhando e gerando bens materiais e simbólicos neste negócio que hoje é chamado de Economia da Cultura.
O processo deflagrado pelo 1º Fórum de Cultura (uma iniciativa aparentemente simples e cuja demora em acontecer só pode ser explicada pela inércia administrativa) pode ser um divisor de águas nas políticas culturais do Estado de Goiás. Ouvir as demandas efetivas do segmento (e ignorar os velhos bezerros da cultura, em sua eterna busca por uma suculenta tetinha para mamar) é fazer um golaço. Provavelmente inédito. No meio disso tudo, está o Centro Cultural Martim Cererê, que nem de longe necessita de fórmulas milagrosas ou invencionices variadas para realizar a sua vocação: abrigar a juventude e a cultura realmente capazes de colocar Goiás em diálogo com o Brasil e o mundo. Discutir com quem efetivamente conhece, usa e dá suporte ao espaço é um caminho para o acerto. Isso exige coragem e vontade política. Como diria Isaac Newton, “a inércia tá aí é pra ser quebrada”.
***** **** *** ** * ** *** **** *****
Goiânia Rock News vai sortear 3 ingressos para o Bananada 2009, festival que abre seus trabalhos nesta sexta-feira, e vai até domingo. É um ingresso para cada dia de festa.
Para concorrer basta responder ali na caixa de comentários a seguinte pergunta:
De qual banda/artista, que ainda não veio a Goiânia, você gostaria muito de assistir a um show?
Não se esqueça de informar, junto à sua resposta, para qual dos três dias de farra você deseja concorrer a um ingresso, se sexta, sábado ou domingo, e deixar um e-mail válido para eu ter como te avisar, caso você seja o feliz ganhador. O resultado sai na quinta-feira e os ganhadores retiram seus prêmios direto na portaria do Martim Cererê, apresentando um documento com foto e informando ao bilheteiro que seu nome estará na lista de convidados do festival.
Vou ali me alimentar e já volto!
26 comentários:
Damo Suzuki
Sexta
Mombojó! quero ingresso pra sexta. Cinthia Gomes dos Santos
Show do guitarrista Thiago Della Vega
Sábado
Mutantes
hhohohohohohoh
Qualquer dia pra mim tá valendo.
Postei mas esqueci de colocar o email, petit_girl29@hotmail.com
Cinthia.
Tem uma banda do interior de minas, que se chama Churrus que é MUUUUITO boa! E já me disseram que eles são super interessados em tocar aqui, mas nunca tiveram oportunidade!
quero ingresso pra domiingo!
email: marianahnery@hotmail.com
Bom, como somos de SP e infelizmente não vai dar pra ir assistir a esse puta festival, nos resta apenas fazer o (mau e) velho jabá ao dizer que a banda que gostaríamos de ver em Goiânia é, obviamente, a nossa, a 5PRAStANtAS!!
Afinal, visitar Goiânia (que ainda não conhecemos) por si só já seria uma boa! Tocando então...nem se fala!!
Um abraço a todos e bom festival!
Cidadão Instigado
Domingo
whogenor@hotmail.com
Exxotica! uma puta banda! \,,/
Ssabadoo!!
Cérebro Eletrônico.
Se puder escolher o dia, quero sábado.
Pedro Palazzo
jornalistapedro@gmail.com
Randal Grave. Os caras são do interior paulista, fazem um som bacana pra cacete, tocam skacore, bem na levada reeel big fish. Troco idéias com eles direto e eles tem um apuita vontade de fazer o som por aqui!
quero o ingresso pra domingo
rodolphogb@hotmail.com
Valhalla - BSB
Foda a banda.. banda de minas do Death metal huahua \m/
quero ingresso pra domingo ^^
e-mail: bruna-nemesis@hotmail.com
Frame Circus
Domingo!
liabello@gmail.com
Tem uma Banda chamada Kuase nada tocam - Ska, Reggae, Rock e Hip Hop uma banda muito boa ! vale apena conferir !!
Comunidade principal da banda: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=368736
valew !!
Geraldo mariano da silva neto
meu e-mail >>> the.geras@hotmail.com
Fone:92992713
quero o ingresso de sabado
tiny masters of today
6ª feira
alicengomes@yahoo.com.br
Gostaria muito de assistir a um show da banda Plazma.
Ingresso para sábado.
E-mail: leo.petrozza@hotmail.com
Valeu pela oportunidade de concorrer a este ingresso.
Queria muiito um show da banda HevoraH
Larissa Nogueira,
email: lissaluc@gmail.com
gostaria do ingresso de SEXTA
:*
Um show do New Ones!
sábado
e-mail:jvscampos@hotmail.com
Queria show do Los Porongas
Ingresso p/ sábado
email: lailamirella@live.com
Sharon von etten,seria massa!!
e um engresso pra sabado serio otimo!
Email:Sirlino@gmail.com
Opa, esqueci o mail válido, heehehe
Show: Thiago della Vega
DIa: Sábado
e-mail: amlima01@hotmail.com
Gostaria de Assistir um show da banda 'Os Seminovos'' do Mauricio Ricardo do Charges.com
dia : sábado
email : gabrielaraujo20@hotmail.com
Gostaria que viesse invisibles.
Thiago Veloso
Sexta
thiagovkobayashi@gmail.com
Queria ver Little Joy!
Ingresso pra sexta =)
mdunck@hotmail.com
Postar um comentário