.
.
Hanami - Cerejeiras em Flor estreou no cinema
Lumière do shopping Bougainville na última sexta feira. Atendendo a um convite do grnews a Fabiana Assis foi assistir ao filme e, depois de enxugar as lágrimas, deu o serviço completo no texto que segue:
Coincidência ou não, fui assistir Hanami – Cerejeiras em Flor na manhã de sexta passada, justamente o início da primavera.
A princípio a ideia de uma produção franco-alemã que aborda a cultura japonesa pode parecer estranha, mas já nos primeiros minutos de filme entendemos o porquê da escolha do Japão como fio condutor para a trama.
Rudi e Trudi formam um casal da terceira idade que vive uma rotina tranquila numa cidade do interior da Alemanha. Trudi é a única que sabe da doença terminal do marido e, seguindo conselhos médicos, o convence a fazer uma viagem ao monte Fuji, um sonho antigo.
Antes, porém, os dois visitam os filhos e netos em Berlim e percebem rápido o quanto eles estão ocupados com suas próprias vidas, trazendo à tona mágoas familiares escondidas. A jornada ao monte Fuji é exuberante, poética, conduzindo a narrativa através do Butô – dança típica local, e do Hanami – o festival das cerejeiras, que representa a mudança e um novo começo.
E é assim, emoldurado pelas belíssimas paisagens da primavera japonesa, que Hanami consegue dar impressionante leveza a um tema tão pesado.
O filme segue em cartaz em duas sessões diárias.