Analytics:

quinta-feira, julho 26, 2012

Discoteca Básica - The Shape of Punk to Come




The Shape of Punk to Come - A Chimerical Bombination in 12 Bursts foi o último álbum do Refused, lançado pouco antes dos anos 90 virarem fumaça. Na curta discografia do grupo sueco é o título mais importante, que expandiu o hardcore para longe dos chavões de um gênero tão mastigado. Com "New Noise" e "Tannhduser/Derivh", por exemplo, o Refused recusou o clichê ao mesmo tempo em que se utilizou dele para ironizar uma época que se pavoneava por reciclar o heavy metal com doses publicitárias de rap e eletrônica.




A referência ao experimentalismo, explícita na menção ao Ornette Coleman e seu The Shape of Jazz to Come, ultrapassa a simples citação e se deixa perceber não só na postura avant-garde de Dennis Lyxzén e sua turma, mas perpassa toda a lista de músicas, seja enxertando escalas acústicas de cool jazz em meio ao caos ("Deadly Rhythm") ou politizando a melancolia em "Protest Song '68", que passa da tristeza a uma explosão distorcida que, no fim, é naturalmente reduzida a um groove hipnótico.




Em "Refused Are Fuckin Dead" o baterista David Sandström assume o protagonismo e enquadra a impressionante variação das guitarras numa cadência alucinada, enquanto o desespero medido dos gritos de Lyxzén contrasta com a calma aparente de "Liberation Frequency". E é por isso que a volta do Refused é, até agora, a melhor notícia de 2012. Depois de anunciada, em janeiro, a banda já se apresentou em festivais pelo mundo e, dia desses, fez sua estreia na televisão no programa do Jimmy Fallon.




Há quem especule a possibilidade (oxalá) do grupo aparecer na programação de algum dos festivais brasileiros desse segundo semestre, o que seria ótimo. Mas a boa nova mesmo, seria a gravação de um sucessor à altura para Shape of Punk..., coisa que o grupo ainda teve o cuidado de não comentar.





















Nenhum comentário: