Analytics:

terça-feira, maio 19, 2009

Ação e Reação!

.
.
.
ISAAC NEWTON E O CENTRO
CULTURAL MARTIM CERERÊ



Por Márcio Júnior


“Todo corpo tende a conservar seu estado de repouso ou movimento.” Este enunciado, proferido há um bom par de anos pelo gênio inglês Isaac Newton, esclarecia em linhas gerais o princípio físico da inércia. O mais interessante é que tal conceito pode facilmente extrapolar o campo das Ciências Exatas e ser aplicado à realidade da vida.


Márcio Junior, ao lado do prefeito Iris Rezende,
em foto da época de sua campanha para vereador.


Exemplo: O 1º Fórum Goiano de Cultura foi o importante pontapé inicial rumo à quebra da inércia existente na falta de diálogo entre a AGEPEL (agência responsável pelas políticas culturais do Estado de Goiás) e o segmento cultural goiano. O constrangedor isolamento entre Governo e Sociedade apresentou ali suas primeiras fissuras e, seguindo a lógica newtoniana, a tendência é o fenômeno se aprofundar. Tomara.

Fomento; Formação, Interiorização e Produção de Eventos; e Democratização de Espaços foram os três eixos de discussão propostos pelo Fórum. Este último, em particular, trouxe à tona uma questão que toca diretamente o atual momento da produção cultural de nossa região: o patinho feio dos espaços públicos, o apêndice indesejável das políticas culturais de Goiás e ainda assim o mais impactante espaço do fazer cultural da capital – e por tabela, do Estado –, o Centro Cultural Martim Cererê.

Desconhecer o papel desempenhado pelo Martim Cererê na cultura e juventude goianas da última década é desconhecer a própria cultura e juventude goianas. Nas polêmicas e ousadas gestões encabeçadas pelo transgressor Carlos Brandão, o Cererê abrigou as mais diversas, inovadoras e representativas manifestações culturais de nossa pitimbada região. Foi ali que os festivais Bananada e Goiânia Noise se solidificaram e colocaram Goiás em posição de liderança no campo da nova música brasileira. Falsa modéstia às favas – afinal de contas sou um dos responsáveis por estes festivais –, o rock (tão goiano e legítimo quanto a Cora Coralina, pode perguntar pro Gramsci) é uma das mais relevantes – senão a mais relevante – produção cultural contemporânea de nossa terra. Só não percebe isso quem está encastelado, longe das ruas e daquilo que acontece espontaneamente nelas, com ou sem grana pública. E que sequer se dá ao trabalho de ler a Folha de São Paulo, Veja, Bravo!, ou qualquer outro veículo tão chique e caro à intelligentsia do pedaço.

Mas para não ficar parecendo que estou advogando em causa própria, busco outros indicadores. Foi ali no Cererê que a música eletrônica ganhou contornos mais democráticos em projetos como o saudoso Eletronicamente, os festivais e grupos de teatro se multiplicaram e a moderna MPB encontrou as artes plásticas e a experimentação em eventos semanais no 5ativa. Foi ali que nasceu o primeiro festival de cinema de Goiás, a saber a hilariante mostra TRASH. É ali que milhares (isso mesmo, milhares!) de adolescentes se reúnem nos eventos de animes, realizados sem um tostão de dinheiro público e completamente ignorados pelos órgãos de imprensa. Quando estava funcionando a pleno vapor (ainda que em condições muito distantes do ideal), o Cererê abrigava cerca de 400 espetáculos por ano. Não precisa ser o Newton pra fazer as contas e imaginar quantas pessoas estavam ali, trabalhando e gerando bens materiais e simbólicos neste negócio que hoje é chamado de Economia da Cultura.

O processo deflagrado pelo 1º Fórum de Cultura (uma iniciativa aparentemente simples e cuja demora em acontecer só pode ser explicada pela inércia administrativa) pode ser um divisor de águas nas políticas culturais do Estado de Goiás. Ouvir as demandas efetivas do segmento (e ignorar os velhos bezerros da cultura, em sua eterna busca por uma suculenta tetinha para mamar) é fazer um golaço. Provavelmente inédito. No meio disso tudo, está o Centro Cultural Martim Cererê, que nem de longe necessita de fórmulas milagrosas ou invencionices variadas para realizar a sua vocação: abrigar a juventude e a cultura realmente capazes de colocar Goiás em diálogo com o Brasil e o mundo. Discutir com quem efetivamente conhece, usa e dá suporte ao espaço é um caminho para o acerto. Isso exige coragem e vontade política. Como diria Isaac Newton, “a inércia tá aí é pra ser quebrada”.



***** **** *** ** * ** *** **** *****


Goiânia Rock News vai sortear 3 ingressos para o Bananada 2009, festival que abre seus trabalhos nesta sexta-feira, e vai até domingo. É um ingresso para cada dia de festa.

Para concorrer basta responder ali na caixa de comentários a seguinte pergunta:

De qual banda/artista, que ainda não veio a Goiânia, você gostaria muito de assistir a um show?

Não se esqueça de informar, junto à sua resposta, para qual dos três dias de farra você deseja concorrer a um ingresso, se sexta, sábado ou domingo, e
deixar um e-mail válido para eu ter como te avisar, caso você seja o feliz ganhador. O resultado sai na quinta-feira e os ganhadores retiram seus prêmios direto na portaria do Martim Cererê, apresentando um documento com foto e informando ao bilheteiro que seu nome estará na lista de convidados do festival.


Vou ali me alimentar e já volto!

26 comentários:

Pablo Leones Mugnaini disse...

Damo Suzuki

Sexta

cinthia gomes dos santos disse...

Mombojó! quero ingresso pra sexta. Cinthia Gomes dos Santos

Ari Lima disse...

Show do guitarrista Thiago Della Vega



Sábado

Carlos Roberto Marques disse...

Mutantes

hhohohohohohoh

Qualquer dia pra mim tá valendo.

Cinthia Gomes dos Santos disse...

Postei mas esqueci de colocar o email, petit_girl29@hotmail.com
Cinthia.

Unknown disse...

Tem uma banda do interior de minas, que se chama Churrus que é MUUUUITO boa! E já me disseram que eles são super interessados em tocar aqui, mas nunca tiveram oportunidade!

quero ingresso pra domiingo!

email: marianahnery@hotmail.com

5PRAStANtAS disse...

Bom, como somos de SP e infelizmente não vai dar pra ir assistir a esse puta festival, nos resta apenas fazer o (mau e) velho jabá ao dizer que a banda que gostaríamos de ver em Goiânia é, obviamente, a nossa, a 5PRAStANtAS!!

Afinal, visitar Goiânia (que ainda não conhecemos) por si só já seria uma boa! Tocando então...nem se fala!!

Um abraço a todos e bom festival!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Cidadão Instigado

Domingo


whogenor@hotmail.com

Prince Gillan Rose disse...

Exxotica! uma puta banda! \,,/

Ssabadoo!!

Pedro Palazzo Luccas disse...

Cérebro Eletrônico.

Se puder escolher o dia, quero sábado.

Pedro Palazzo
jornalistapedro@gmail.com

Unknown disse...

Randal Grave. Os caras são do interior paulista, fazem um som bacana pra cacete, tocam skacore, bem na levada reeel big fish. Troco idéias com eles direto e eles tem um apuita vontade de fazer o som por aqui!
quero o ingresso pra domingo

rodolphogb@hotmail.com

Unknown disse...

Valhalla - BSB
Foda a banda.. banda de minas do Death metal huahua \m/

quero ingresso pra domingo ^^

e-mail: bruna-nemesis@hotmail.com

Lia Ribeiro Bello disse...

Frame Circus

Domingo!

liabello@gmail.com

Geraldo Mariano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Geraldo Mariano disse...

Tem uma Banda chamada Kuase nada tocam - Ska, Reggae, Rock e Hip Hop uma banda muito boa ! vale apena conferir !!

Comunidade principal da banda: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=368736


valew !!
Geraldo mariano da silva neto
meu e-mail >>> the.geras@hotmail.com
Fone:92992713
quero o ingresso de sabado

Anônimo disse...

tiny masters of today

6ª feira

alicengomes@yahoo.com.br

Leonardo disse...

Gostaria muito de assistir a um show da banda Plazma.

Ingresso para sábado.

E-mail: leo.petrozza@hotmail.com

Valeu pela oportunidade de concorrer a este ingresso.

Anônimo disse...

Queria muiito um show da banda HevoraH

Larissa Nogueira,
email: lissaluc@gmail.com
gostaria do ingresso de SEXTA

:*

Joao disse...

Um show do New Ones!

sábado

e-mail:jvscampos@hotmail.com

Laila disse...

Queria show do Los Porongas

Ingresso p/ sábado

email: lailamirella@live.com

Unknown disse...

Sharon von etten,seria massa!!

e um engresso pra sabado serio otimo!

Email:Sirlino@gmail.com

Ari Lima disse...

Opa, esqueci o mail válido, heehehe


Show: Thiago della Vega

DIa: Sábado

e-mail: amlima01@hotmail.com

Gabriel Araújo disse...

Gostaria de Assistir um show da banda 'Os Seminovos'' do Mauricio Ricardo do Charges.com

dia : sábado

email : gabrielaraujo20@hotmail.com

thiago veloso kobayashi disse...

Gostaria que viesse invisibles.
Thiago Veloso
Sexta
thiagovkobayashi@gmail.com

Maria Clara Dunck disse...

Queria ver Little Joy!
Ingresso pra sexta =)

mdunck@hotmail.com