Analytics:

segunda-feira, junho 07, 2010

Todo Dia Nasce Um Bebê...

.
.
Que o Pato Fu gosta de testar os limites do pop todo mundo já sabe; que, “apesar” do relativo sucesso de massa, o grupo mantém intacta sua “credibilidade de rua”, também é público e notório.




Mas o que você ainda não sabe é que o décimo álbum da carreira do conjunto capitaneado pelo casal mais simpático do rock brasileiro está pronto, e foi todo registrado com instrumentos de brinquedo e farta participação de crianças, ainda que não seja um disco de músicas infantis.





Segundo a programação da banda, o disco (intitulado singelamente Música de Brinquedo) será lançado logo depois da Copa do Mundo, mas a promessa é de que alguns aperitivos (como os vídeos que acompanham o post) sejam antecipados ainda durante os jogos.





Não se trata de um álbum de inéditas, na verdade é recheado de standards do pop mundial, e a explicação para o fato quem dá é o release endereçado à imprensa:


Estamos acostumados a ir juntando material inédito, novas composições, letras, melodias soltas ao longo de uma turnê, pra gerar um disco novo ao final. Isso nunca parou, e de fato temos um tanto de material que poderia ser justamente o ponto de partida para um novo álbum de inéditas (não, não estamos em crise criativa, antes que alguém pergunte…). Mas esses arranjos de brinquedo teriam um efeito muito mais potente se aplicados a canções conhecidas. Aí é que estava a graça, que ficou muito clara quando fizemos “Primavera”: colar essa sonoridade em clássicos do pop, recriar todas as frases melódicas de músicas que não fossem só conhecidas, mas que tivessem arranjos emblemáticos. O que procuramos é o prazer de ouvir velhas canções adultas em seus arranjos originais, tirados praticamente nota por nota, só que com instrumentos de brinquedo. E assim fizemos.

(...)

Tudo está gravado com suas imperfeições, afinação duvidosa e barulho de articulação de peças móveis. Se você prestar atenção – como um adulto – vai perceber. Ou apenas se divirta – como uma criança. Foi um prazer fazer esse disco, esperamos que sintam o mesmo ao ouvi-lo.


Belo Horizonte, maio de 2010



Assim de orelhada, a "brincadeira" me pareceu realmente promissora. Mas e você, o que achou?





Nenhum comentário: