Analytics:

sábado, janeiro 21, 2012

Todo Mundo É DJ

.
.
Enquanto abria esse post, a Uli (que passava aqui atrás por acaso) passeou os olhos pela tela e deu uma risadinha rápida. Inspirada pela figura abaixo, ela puxou pela memória e resgatou uma palestra do documentarista João Moreira Salles em 2010, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, durante um simpósio da Academia Brasileira de Ciências.




Ao contrário do que seria de se esperar da fala de um profissional do audiovisual, o discurso de Salles opunha o que ele considera um número excessivo de cineastas formados no Brasil, à modesta quantidade de, por exemplo, físicos e matemáticos:


Existem no Rio quatro universidades que oferecem cursos de cinema; no Brasil, são ao todo 28, segundo o Cadastro da Educação Superior do MEC. No ano passado, a PUC-Rio formou três físicos, dois matemáticos e 27 bacharéis em cinema. Existem 128 cursos superiores de moda no Brasil. Em 2008, segundo o Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira], o país formou 1.114 físicos, 1.972 matemáticos e 2.066 modistas. Alimento o pesadelo de que, em alguns anos, os aviões não decolarão, mas todos nós seremos muito elegantes.



Como dá pra ver, não é de hoje que esse papo tá rolando e a troça que zoa a "profissão" mais descolada do momento, se expandida para o debate sério, revela uma discussão que não tem muito apelo ainda, mas cuja fatura o futuro vai cobrar.






























Nenhum comentário: