Analytics:

sexta-feira, setembro 21, 2012

Gotham City maravilhosa (ou O apocalipse carioca)



Segundo o filme lá embaixo, boa parte das favelas pacificadas do Rio de Janeiro está sendo loteada, mas numa lógica bizarra onde favelado não tem vez.






















































.
Com financiamento privado, as UPPs são um investimento milionário que não prevê envolvimento de gente com pouca grana, o que significa a expulsão de moradores de suas casas. Usando como desculpa as obras da Copa e da Olimpíada, o atual processo de especulação imobiliária no Rio é tão absurdo que ganha contornos de ficção, como diz um morador que compara a cidade maravilhosa com o cenário apocalíptico da Gotham City dos quadrinhos. O filme ainda está em construção e tem financiamento colaborativo, o que significa que você também pode ajudar.





 O texto abaixo, publicado na página do projeto no Catarse, explica a coisa toda:


Começamos a fazer esse documentário há um ano atrás de forma independente, com pouquíssimo recurso conseguido através da produção de uma festa. A equipe abriu mão dos seus salários e os equipamentos foram cedidos gratuitamente. Nesse período percorremos as comunidades do Vidigal, Vila Autódromo, Providência, toda a Zona Portuária do Rio de Janeiro e o Maracanã, obtendo diversas imagens, entrevistando muitos moradores, participando de reuniões, debates e conflitos. Também conseguimos imagens da UPP da Mangueira e do teleférico do Complexo do Alemão, através de um colaborador do projeto. Além disso tudo, ainda entrevistamos o professor Carlos Vainer do IPPUR/UFRJ, especialista no assunto dos megaeventos, o Deputado Estadual Marcelo Freixo (CPI das Milícias) e o Deputado Federal Romário. Para entrevistar esse último, tivemos, inclusive, que nos deslocar de carro até Brasília, aproveitando a ocasião para também fazer algumas imagens da cidade e das obras do Mané Garrincha.

De lá pra cá, passamos a investigar para onde estão indo todos os bilhões investidos no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro, visando a Copa e as Olímpiadas. Está muito claro para nós que grande parte desse dinheiro sairá dos nossos cofres públicos e servirá para enriquecer um grupo muito restrito de empreiteiros, políticos, bancos e empresários envolvidos com esses megaeventos. O legado que vai ser deixado para a população é muito pequeno. E o pior de tudo: várias comunidades estão sendo removidas, ilegalmente, das áreas de forte interesse imobiliário para periferias distantes, sem nenhuma infraestrutura e dominadas por milícias fortemente armadas e extremamente violentas.

Você pensa que pode fazer algo para mudar essa realidade e não sabe o quê? COLABORE com o nosso projeto, onde o roteiro está aberto e podemos mudar o final dessa história. A sua doação vai ajudar na produção e divulgação dessas informações, incentivando a participação da população nas decisões sobre o seu futuro. Precisamos de 90.000 reais, o que ainda é POUCO, para filmar muito mais, finalizar um longa-metragem, divulgar na internet e exibir nas ruas, praças e comunidades através do Cine Ataque. Acreditamos que o nosso vídeo pode chamar a atenção dos olhos do mundo para as injustiças que estão sendo cometidas contra o povo brasileiro. JUNTOS, nós podemos mudar essa realidade. PARTICIPE !!!!

Créditos:

Direção: Fausto Mota, Raoni Vidal e Henrique Ligeiro
Produção: Fausto Mota
Ass. de Produção: Katu Franco
Som Direto: Henrique Ligeiro
Som Adicional: Lucas Silveira e Cedric Aveline
Câmera: Victor Zaiden, Fernando DeMello, Diego Sobral, Liliu,
Tomás Camargo, Paulo Gouvea, Bruno Franklin, Raoni Vidal e Fausto Mota
Montagem: Raoni Vidal e Fausto Mota
Ass. de Montagem: André Romiszowski
Produção de Finalização: Raoni Vidal
Edição de Som: Henrique Ligeiro
Música: “Bahia” do Quinteto São do Mato
Design Gráfico: Raoni Vidal e Márcio Heider

Contato:
dominiopublico@paebiru.com

Orçamento (Budget):
https://docs.google.com/open?id=0B1EWOGQtrF3nRjZydHIzWVF3WjA

Links:

Website: www.paebiru.com/dominiopublico
Facebook: www.facebook.com/ProjetoDominioPublico
Twitter: https://twitter.com/Pdominiopublico
Cine Ataque: www.paebiru.com/cine-ataque e www.facebook.com/cineataque
Marcio Heider: http://www.paebiru.com/marcioheider/
Paulo Gouvea: http://www.flickr.com/photos/paulogouvea ehttp://www.flickr.com/photos/paulogouvea2









Uma história que não brilha no escuro




Nenhum comentário: