Analytics:

quinta-feira, abril 19, 2012

Rain Machine em Goiânia - Antecipando a Lista dos Melhores de 2012



Sexta passada o Rain Machine tocou lá no Diablo Pub. Duas novidades pra mim: nunca tinha visto o RM ao vivo, nem ido ao mais novo clubinho rock da cidade. Chegamos mais cedo, eu a Uli, pra entrevistar o Kyp Malone e o Grey Gersten e fazer umas imagens da passagem de som.




Rain Machine não é uma banda convencional e o minimalismo barulhento das guitarras por cima da batida enxuta é só um realce para os impressionantes dotes vocais do Kyp Malone, que resume na voz desde o rock alternativo clássico até os arrepiantes spirituals do gospel americano. Grey Gersten, que se revezava entre baixo e guitarra, é um coadjuvante discreto (ainda que ruidoso) e na bateria o brasileiro Sérgio Ugeda (Diagonal, Debate, etc.) foi um substituto de luxo.


Se no TV on the Radio o Kyp Malone dá vazão à sua veia mais pop (ainda que de um jeito muito próprio), no Rain Machine a preocupação parece ser outra e, quase engolidas pela escuridão de néon do Diablo Pub, canções como “Give Blood”, “Desperate Bitch” e “Smiling Black Faces” assumiram uma grandiosidade dramática comovente. A plateia cheia não durou muito tempo e foi raleando a partir da metade do show, mas ignorando o quórum Kyp manteve os amplificadores funcionando e quando deu um fim à apresentação já era alta madrugada.


Saí de lá convencido de ter visto um dos melhores shows do ano até agora (o que não é pouca coisa, se comparado às apresentações do próprio TVotR, do Foo Fighters, do Soulfly ou mesmo a do Walmir Gil ou a do Criolo). Tudo bem que a lista de shows pela frente ainda é grande, mas diante da melancolia cortante de um Rain Machine inspirado, fui obrigado a reconhecer aquela como uma das melhores coisas de 2012.





* O vídeo com a entrevista do Kyp e do Gray entra aqui assim que eu voltar de viagem. See ya!


Nenhum comentário: