Analytics:

quarta-feira, agosto 25, 2010

True Fuckin' Love

.
.
Nunca morri de amores pelo Cramps. Acho que nem uma paixãozinha de fim de semana rolou entre a gente. Mas do Damn Laser Vampires eu gosto. Pelo menos do show (assim como acontece com a Nação Zumbi, descobri dia desses que nunca escutei DLV em casa). Mas o fato é que o trio gaúcho prestou um tributo aos reis do psychobilly, e a história (originalmente publicada no Rock de Plástico) quem conta é o próprio Ron, vocalista dos Laser Vampires. Siga a letra e baixe a faixa:





Amor Verdadeiro Pra Caralho


“A mulher vestia púrpura e escarlate, adornada de ouro e jóias. Tinha na mão uma taça dourada, cheia de abominação e imundície de sua prostituição. E na sua fronte estava escrito: STAY SICK”

-- Apocalipse, 17: 4 (dos pergaminhos originais)


Damn Laser Vampires - "It Thing Hard On" (Cramps cover)



O destino de muita gente na Terra foi traçado naquele dia quente de 1972 numa estrada de Sacramento, quando a jovem colecionadora de vinis Kristy M. Wallace estendeu o polegar e parou o carro guiado por Erick Lee Purkhiser. Ou pelo menos é assim que gostamos de imaginar que foi.

Nascia a imagem mítica que até hoje povoa nossas mentes – a porta batendo, o motor arrancando e o veículo indo embora na poeira ao som de um velho clássico de Link Wray. Nascia a semente do lendário The Cramps.

Como se uma fenda dimensional se rasgasse revelando a visão de uma realidade bizarra, o surgimento da banda, em 1976 (line up: Lux Interior, Poison Ivy Rorschach, Bryan Gregory & Nick Knox) criou na história do rock um capítulo sem igual. O Cramps era um enigma vindo do espaço, torto, sujo e absurdamente ofensivo, e por cima de tudo transbordando uma sensualidade festiva carregada de humor. A banda era por excelência o “Plano Nove” imaginado por Ed Wood. Ninguém, antes ou depois, sintetizou tão bem e tão generosamente como o Cramps o universo da ficção científica trash, das matinês de terror, da sexploitation (algumas tags pra vocês: Russ Meyer, Jesús Franco, Tura Luna Pascual Yamaguchi). O termo “esdrúxulo” é frequentemente usado na eterna tentativa de definir o som e o conceito da banda, e a dimensão paralela em que ela existe. E, é claro, “esdrúxulo” não é suficiente.

Em tempos de Wikipedia e afins, não vai ser preciso dar uma biografia resumida do Cramps, já que vocês mesmos podem levantar qualquer informação que quiserem sem largar o mouse (não é só uma impressão sua, o ciberespaço ficou mesmo sem graça), por isso vamos pular essa parte. Em vez disso vou falar sobre o que nos trouxe até o texto que você está lendo, nossa relação “espiritual” com o Cramps e a versão dos Damn Laser Vampires para “It Thing Hard-On”.

A história curta:

Fomos convidados em 2009 a participar de uma coletânea de homenagem ao Cramps, recheada de boas bandas brasileiras; escolhemos “It Thing Hard-On”, enviamos a música e nunca mais tivemos notícia alguma. Fim.

Fim?


Clique na imagem para ampliar


Não.

Agora a história um pouco mais longa, o director’s cut: nosso amigo Joe Strume nos chamou recentemente a escrever algumas palavras sobre The Cramps para o Rock de Plástico, já que nosso amor pela banda é conhecido e nos une a outros admiradores numa confraria de gente torta da cabeça – o que muito nos orgulha. Curtimos a idéia e prometemos atender assim que tivéssemos tempo, e enquanto isso aguardávamos resposta dos organizadores da compilação. Bem, a resposta nunca veio, então propusemos ao Joe presentearmos os leitores do blog com a música pra download e, agora sim, nossa história ganhou um belo final.

“It Thing Hard-On” saiu de um dos discos menos celebrados do Cramps e um dos nossos favoritos (Big Beat From Badsville, 1997). Foi produzida em dezembro de 2009 pelo grande Alex Cichoski juntamente com a nossa versão de “Boom Shack-a-Lak”, que mais tarde ganharia um bem-sucedido clipe. Já havíamos gravado uma versão para “Human Fly” alguns anos atrás, quando o Cramps ainda estava na ativa. A faixa ficou disponível pra download durante a semana do Natal de 2007, e hoje deve estar por aí, na web. Tanto “Human Fly” quanto “It Thing Hard-On” estavam no setlist dos três shows em honra ao Cramps que fizemos em São Paulo, Porto Alegre e Belém do Pará (e que, apesar de terem sido um sucesso, não serão repetidos).

Desde que os Vampires surgiram, a associação que as pessoas fizeram ao Cramps (para o bem e para o mal) foi automática, embora a gente negue a comparação por mais lisonjeira que seja. As diferenças são muito claras, não só pelas gigantescas proporções que nos distanciam da banda, mas simplesmente porque nada pode ser comparado a The Cramps. Como temos dito desde sempre, as semelhanças são muito mais visuais e “orgânicas” (a presença da Francis na guitarra, a formação duas guitarras e bateria, etc). Mas posso garantir que entendemos e recebemos a menção sempre como um elogio.

Eles não eram santos – bem pelo contrário; souberam como poucos se apropriar de muito do repertório de seus ídolos a ponto de recriar canções como se fossem suas e ainda por cima convertê-las em clássicos da banda, caso de “Goo Goo Muck” (Ronnie Cook), “I Can Hardly Stand It” (Charlie Feathers), “Sunglasses After Dark” (que é uma canção do Cramps, mas cujo célebre riff foi desavergonhadamente chupado de “Ace Of Spades”, do mentor Link Wray). A pergunta que mata essa charada é: quantas bandas lhe ocorrem neste instante capazes de imprimir esse nível de originalidade ao que comumente se chamaria de “cover”?
Com a morte inesperada de Lux Interior em fevereiro de 2009, e o subseqüente buraco que ela abriu nos nossos corações atrofiados, tivemos que abandonar o sonho de ver nossos ídolos ao vivo. E nem vamos descrever o impacto de tristeza que nos fez calar por uma semana, como se um abalo de repente partisse em dois alguma coisa adorada e até então intocável.

Mas hoje, observada de uma distância mais segura, a trajetória da banda se revela um caminho completo, impecável do começo ao fim, imune a qualquer tentativa de descrevê-la (o que inclui o meu falatório apaixonado) e imensamente influente. O legado infinito de imagens que fervilha na memória de um fã de Cramps é único. A garota pelada caindo da escada, a mulher-diabo espreitando atrás da moita, a patética e genial mosca humana, o “raio sexual hipnótico”, o jantar com Drácula, a criatura de couro negro, a inquietante dúvida sobre o que há dentro de uma menina (“tem coisas, baby, que eu não consigo engolir; minha mãe falou que as garotas são ocas”), o “meu pai pilota um UFO”, as garotas de biquíni com metralhadoras, o fim de semana em Marte, e por aí vai.

Havia muito mais do que um simples gesto na mão de Poison Ivy Rorschach naquela rodovia, quase quarenta anos atrás. O futuro estava ali, preparado, como uma mola comprimida prestes a pular. Estávamos todos ali dentro daquele gesto como num óvulo recém fecundado, todos nós que hoje temos o privilégio de conhecer e amar o Cramps, e que sabemos que essas coisas de amor incondicional não existem pra serem explicadas ou compreendidas.


Damn Laser Vampires - "It Thing Hard On" (download MP3)


The Cramps é um lugar onde se refugiar quando tudo fica entediante. É um carregador de energia quando as reservas estão no fim. E principalmente um lembrete do quanto é bom arrancar o cérebro do crânio, arremessá-lo, pingando, na parede, se desfazer de tudo que é pesado e incômodo – como a necessidade de fazer sentido – e assumir que não passamos de uma raça retardada e rastejante que devia, de uma vez por todas, aprender a se divertir.



Ron Selistre
Porto Alegre, Agosto 2010

Nenhum comentário: