Analytics:

quarta-feira, março 30, 2011

Os pingos nos is

.
.
Acho que esbarrei com o show do Gloom duas ou três vezes na vida, há muito tempo, e em nenhuma das ocasiões a coisa bateu. Os vocais desafinados, o instrumental ingênuo e limitado e o sotaque ska meio canastrão depunham contra em músicas que até insinuavam certa esperteza melódica (mas que, enterrada no pastiche, não era o bastante pra salvar a receita). Isso foi o suficiente para me manter distante desde então. E este foi o meu erro.


O primeiro disco do quinteto, uma prova tocante de evolução musical, foi lançado no fim do ano passado pela Monstro Discos e veio para corrigir a má-impressão. E se a vocalista Niela afinou mesmo sua voz num registro suave e firme, e o se apoio instrumental se desenvolveu a ponto de quase apagar as lembranças ruins que eu mantinha a respeito do conjunto, não dá pra negar o mérito e deixar de apontar o grupo como uma das melhores surpresas do rock/pop goiano recente. A polifonia ondulada dos metais, os cortes precisos de baixo e bateria e a elegância das guitarras surpreendem aquele que, isolado por opção, não acompanhou o passo-a-passo do progresso artístico da banda, que se ainda não abandonou por completo a sombra do Móveis Coloniais de Acaju (a participação de André Gonzales – vocalista da big band candanga – não ajuda na dissociação), ganha pontos preciosos na qualidade da performance.

"Tic Tac" - Teaser


A lista do disco se divide entre o ska de batidas country-rock (“Tic Tac” e “Bill on Monday”), a herança aberta do MCA (“Parafina”, “Menina”, “Discurso” e “Terceira Idade”), o flerte com regionalismos nacionais (“Balão” e “Vem Você”), o pop de guitarras (“Dois Acordes”, “For a Long Time” e “Keep Away”) e a pérola “Você Percebeu??”*, onde Niela reparte os vocais com André Gonzales e Fabrício Nobre (MqN – que assina a versão letra da música e também a produção do disco, ao lado de Gustavo Vasquez), no melhor momento de um disco cheio de bons momentos.


Agora espero ansioso pelo próximo show do Gloom, para completar o comparativo, atualizar as coisas e colocá-las em seu devido lugar.




Update - * "Você Percebeu??" é uma versão de "Do You Realise??", do Flaming Lips.





Um comentário:

Fabrício Nobre disse...

Só pra ter o crédito correto, Você Percebeu?? é uma versão de Do You Realise?? dos Flaming Lips , em que eu e Niela fizemos a versão da letra em português.

Abração e rock sempre!

F. Nobre