Analytics:

segunda-feira, dezembro 21, 2009

Ihh, começou...

.
.
Inaugurando a semana de Natal com a já habitual enquete de fim de ano do goiânia rock news (que indaga gente envolvida com música, por paixão e/ou profissão, sobre quais foram, em suas respectivas opiniões, o melhor disco, o melhor show e a música mais legal do ano que acaba – além de um top 5 dos álbuns mais importantes da década), o jornalista Leonardo Dias Pereira é o primeiro da fila de ilustres convidados a dar seu pitaco definitivo sobre a paisagem pop de 2009:




Apesar dos pesares, não tem como deixar de eleger o Uhuuu! do Cidadão Instigado como o melhor álbum nacional de 2009. O modo como a banda consegue costurar diversos estilos e timbres em suas músicas é algo que beira o genial. Muitos apontaram o anterior como um dos melhores da década, mas foi neste disco que a trupe de Catatau conseguiu atingir aquilo que se convenciona chamar de sonoridade pop.

Nos internacionais, vou deixar o coração falar mais alto e votar no Them Crooked Vultures. Parece Queens of the Stone Age? Parece. Lembra Led Zeppelin em alguns momentos? Lembra. Mas, vem cá, sério que vocês esperavam algo diferente? Tem que ser muito tapado pra não detectar momentos geniais como em “Mind Eraser, No Chaser” e “Dead End Friends”. O que dizer de “Elephants”, então? A música termina e a sensação é de que uma manada de elefante te atropelou.

“Lights Off” do Boss in Drama, projeto do geniozinho Péricles Martins, foi uma das músicas que mais tocou no meu player. Dance music sacana, pra se esfregar na sua garota tomando uma taça de champanhe, vinho, ou goró que melhor lhe apetecer.

Nas gringas, “Hurtin’ You” do Ben Kweller é uma das que mais ouvi. Baladinha country com tudo o que esse gênero melhor oferece: letra dilacerante, steel guitar chorando no fundo e backing vocals feminino.

O melhor show poderia ficar com o Radiohead caso Mr. Patton e seu Faith No More não viesse para nos chocar. A apresentação dos ingleses foi irretocável, mas Mike Patton é deus.

Porra, caralho!


Top 5 da década

Internacional
Yankee Hotel Foxtrot – Wilco
Discovery – Daft Punk
Songs for the Deaf – Queens of the Stone Age
Raising Sand – Robert Plant & Alisson Krauss
Is This It? – The Strokes

Nacional
O Bloco do Eu Sozinho – Los Hermanos
Nada Como Um Dia Após o Outro Dia – Racionais MC’s
As Próximas Horas Serão Muito Boas – Cachorro Grande
Rubinho Jacobina e a Força Bruta – Rubinho Jacobina
Uhuuu! – Cidadão Instigado



Leonardo Dias Pereira é editor de conteúdo do
Urbanaque e colaborador da Rolling Stone Brasil.





Nenhum comentário: