Analytics:

terça-feira, dezembro 22, 2009

Pensando Sobre A Vida

.
.
Prosseguindo com os cálculos de fim de ano sobre o melhor da música lançado em 2009, a pedido do goiânia rock news a jornalista (ex-editora do DMRevista - caderno cultural do Diário da Manhã) Mariana Tramontina desfila suas preferências dos últimos 12 meses, e lista os maiores álbuns da década segundo seu ângulo de audição:




A cada ano fica mais complicado escolher um disco que se destaque por completo. Singles muito bons são lançados, mas as bandas dificilmente conseguem repetir a mesma boa fórmula em álbuns. E o Think About Life é um dos nomes que, este ano, fechou um disco redondo. O segundo CD destes canadenses de Montreal, Family, é deliciosamente frenético, cheio de groove, melodias pop e criativo, embora não seja exatamente original (há ecos de TV On the Radio, LCD Soundsystem ou Go! Team em extensão). Em cima das bases de sintetizadores, Family é uma festa electro-funk com guitarras de indie rock e batidas club. Destaque para "Sofa-Bed", "The Veldt" (construída em cima da letra de "My Girl", do Temptations) e "Set You On Fire".

A estreia do Passion Pit, Manners, também merece citação, ao lado do disco country de Elvis Costello, Secret, Profane and Sugarcane; o Arctic Monkeys com o barulhento stoner em Humbug e o folk experimental do Grizzly Bear em Veckatimest. Em território nacional o destaque vai para os curitibanos da Banda Gentileza, que lançaram o disco de estreia homônimo, além de Frascos, Comprimidos, Compressas dos baianos do Ronei Jorge e Os Ladrões de Bicicleta e Cristalina do Lulina.


Paradoxalmente, escolher a música do ano é ainda mais difícil do que escolher o disco, mas pelo motivo contrário: há muitos bons singles circulando por aí, como "Sofa-Bed" do próprio Think About Life, "Moths Wings" do Passion Pit e a sombria "Fire And The Thud" do Arctic Monkeys. Há "Basic Space" do The xx, "My Night With The Prostitute From Marseille" do Beirut (que, apesar de não ser desse ano, foi lançada no duplo March Of The Zapotec), "Blood Bank" do Bon Iver, "Unfinished Business" do White Lies, "Young Adult Friction" do Pains Of Being Pure At Heart, "Let's Go Surfing" do The Drums, "Chaka Demus" do Jamie T, "I'm A Pilot" do Fanfarlo... bom, posso ficar devendo a música do ano? :-)


O melhor show fica com a banda mais esperada no Brasil nos últimos anos: Radiohead (em SP). Show grandioso, impecável e repertório carregado por músicas de toda a carreira. Outros que valem citar foram a bonita apresentação de Damien Rice também em São Paulo, a estreia do Faith No More no Brasil em Porto Alegre e o show fervoroso do Franz Ferdinand em uma boate paulista. Roberto Carlos no Ibirapuera merece lembrança, na comemoração dos 50 anos de carreira.


E meus cinco discos preferidos da década?

Strokes - Is This It
Arcade Fire - Funeral
Death Cab For Cutie - Transatlanticism
The National - Alligator
Los Hermanos - Bloco do Eu Sozinho



Mariana Tramontina é repórter do Uol Música.





Nenhum comentário: