Analytics:

terça-feira, janeiro 11, 2011

Os melhores de 2010 (VIII)

.
.
Hoje, quem dá a dica sobre os melhores do ano que acabou outro dia, é o Ivan Pedro, dj, produtor cultural e bróder deste blog. Enjoy.


Firebug - Outra Coisa


Bem, não sou um cara de ir muito atrás de novidades musicais. Já fui mais pesquisador de tendências, mas com a moderna falta de tempo, muitas vezes prefiro que a banda se estabeleça pra depois prestar mais atenção. Mas gostei da ideia e aceitei o convite do Hígor pra falar sobre os melhores de 2010, e aqui está a minha lista.


Melhor disco
Pra escolher o melhor disco do ano, comecei a lembrar das coisas atuais que escuto. Aí pensei em um, mas ele é de 2009, outro que cogitei é de 2007! Então o jeito foi dar um pesquisar pra ver que discos apareciam no hd. E não é que apareceu varios discos bacanas? Ozzy, Pato Fu, The Hot Rats, Santana, Diego de Moraes, Cypress Hill, Gorillaz, LCD Soundsystem e até Jimi Hendrix, entre outros, mas os dois que mais escutei são de estilos bem distintos.

"A Hora" - Firebug


Primeiro é o disco Outra Coisa, da Firebug, que considero a única banda de reggae boa do Brasil. Eu pelo menos não conheço outra melhor, e nesse disco eles se superaram. Muitos convidados, caras do The Slackers e do The Skatalites entre outros, boas músicas em inglês e em português também, e uma sonoridade mais roots. Reggaes mais lentos, quase dubs, melodias inspiradas e letras que fogem daquela louvação tradicional, fazem desse disco o melhor do gênero por essas bandas.

Já o outro disco é o Na Cidade, do Pata de Elefante. Um puta disco, primeiríssimo se tivesse que escolher só um, e que mais uma vez mostra o quanto os caras são danados de bons! Que discaço! Músicas mais curtas, bem variadas em estilos e timbres e com presença de teclados e afins em quase todas as faixas, dando uma ambiência bacana no som do trio, que já é sensacional. Não importa quem está na guitarra ou no baixo, o som que sai deles está sempre acima da média. E esse disco pode ser ouvido e baixado, com a arte completa, no site album virtual da Trama. Ponto a favor, já que esse é o fim de todo cd. Se não for fazer em vinil, melhor nem fazer. E por falar nisso, Pata de Elefante é uma banda que merece uma ediçao em vinil caprichada. Esse disco, uma coletânea, ou o primeiro, mas tem que sair o bolachão!


Melhor show
Vendo 147, Comunidade Nin-Jitsu, Grace Carvalho fizeram ótimos shows esse ano por aqui, mas o melhor pra mim foi o do Procura-se Quem Fez Isso.

Procura-se Quem Fez Isso - Bananada 2010


Ótima música, ótimo conceito, ótimo visual. Foi um daqueles shows que você nao espera nada e te supreende em todos os sentidos. Cartolas com lanterna sem rosto fazendo um rock psicodelico meio torto, mas melódico, e os agradecimentos feitos com vozes quase robóticas saidas de gravadores k-7 condizem com todo o instigante conceito da banda, que não dá entrevistas, e muito menos explicação sobre seu som.

Melhor música
A melhor música do ano também tem o melhor clip do ano. Ou o melhor clip do ano tem a melhor música do ano?

"Papapa" - Mombojó


Tanto faz, mas "Papapa" do Mombojó gruda como seda boa e tem um clip fenomenal! Eu não era muito entusiasta da banda, mas com essa música eles me convenceram. Tire suas próprias conclusões:


É isso. Keep on rockin'!



Ivan Pedro é dj e produtor da festa/feira Clube Recreativo do Escambo





Nenhum comentário: