Analytics:

quinta-feira, janeiro 10, 2013

Os melhores de 2012 - Gustavo Mini



Atendendo ao convite do grnews, o guitarrista de uma das bandas mais barulhentas do rock nacional diz o que, pra ele, marcou a música no ano passado.





Melhor Show: Thurston Moore em Porto Alegre 

O guitar-anti-hero mais célebre do rock contemporâneo abriu sua tour pelo Brasil em Porto Alegre sacaneando os namorados & namoradas de fãs do Sonic Youth que levaram seus pares ao bar Opinião com a promessa de que “o disco solo dele é bem calminho, quase tudo no violão.” De fato, durante 80% do show o ovacionado TÃRSTON empunhou seu violão acompanhado de parceiros com outro violão, um violino e uma bateria que estava mais pra percussão do que tum-tum-dá de rock.

Mas não demorou muito pra que os desavisados do local fossem apresentados ao que ele sabe fazer melhor: barulho fino, bem estruturado, caos que consegue ser cerebral e visceral, ruído branco alternado com dedilhados elegantes entremeados pelas cordas dos três instrumentos & carregados por um baterista tarimbado. E tudo sem largar o violão na maior parte do set. Pra quem foi ao show esperando ouvir Sonic Youth, o ruivão empreendeu longas jams de microfonia & distorção entre um sonzinho calmo e outro. Não havia o que duvidar: é o bom e velho talento do cara para escrever canções que sobrevivem em ambientes sonoros inóspitos e agressivos.





Melhor Música: "Ilhabela" - Holger
A tão comentada nova MPB tem sido generosa com o público: uma penca grande de artistas vem experimentando e amadurecendo seu som na frente do público, buscando elementos de tudo quanto é lado pra tentar encontrar um novo jeito de fazer e disseminar o que se costumava chamar de MPB.

O problema é que sempre parece que tem muita intenção no som e é aí que entra "Ilhabela". Estava faltando há horas um música assim, pop, divertida, indie e tropical, porém desencanada, sem o verniz de quem parece querer mostrar que sabe o que faz.



Gustavo Mini é guitarrista/vocalista do Walverdes.









Os melhores de 2012 - Luis Calil (Cambriana)



Os melhores de 2012 - Fabius Augustus (Vícios da Era)




Nenhum comentário: